quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

A dança!

Hoje foi um dia para pensar … A despedida desse grande cabaret que é a vida!

As portas do “Moulin Rouge” se encerraram! As gargalhadas, as inúmeras bebidas, as músicas, o cheiro do tabaco e dos charutos dos homens elegantes, as bailarinas … todos se foram.

E ela ficou ali, naquele palco de grandes espectáculos onde sempre foi senhora e dona da glória e do brilho, do glamour e dos aplausos!

Seus olhos marejados de lágrimas percorrem todos os cantos, as luzes, as mesas, os assentos, as paredes e as portas que nunca mais se abrirão.

Aqueles que um dia foram seus amigos, que estavam ao seu lado nos bailes e comemorações agora mandam em sua vida e tiraram dela aquilo que lhe dava prazer. Ela pula do palco e corre até a porta na esperança que algum deles se compadeça e as abra novamente e devolva lhe o que ama ….

Junto com o cabaret se foi aquele que passava horas a fio a seu lado … sentado na mesa do canto esquerdo com seu cigarro, seu copo de Bouebon habitual, que a fitava e a protegia daqueles que eram lobos ….

Os homens agora tb mandam na vida dele ….

Ditam as regras que acham que são mais adequadas e o privam de fitar a bailarina, aquela que era sua, que fazia cada passo a pensar nele e só para ele!

As portas não se abrem …. Seu coração bate forte, ansioso e a sensação é de que vai explodir.

O que se passa?? Só ela o ouve??? E Ele??? Porque aquele homem não vem ao seu encontro e a resgata desse desespero ao mesmo tempo infernal e divino???

Ela se vira para o salão e percebe …. Percebe aquilo que nunca quis acreditar poder ser real, aquilo que ela nunca pensou que poderia acontecer … Estava sozinha ….

Sozinha pra trilhar um novo caminho. Sozinha pra encontrar um novo cabaret, uma nova dança um novo par!

Com a cabeça baixa ela volta ao palco e dá os últimos passos ali, sem o olhar dele, sem o apoio dele e ao fim desce e pega a sua mala!!! Não feita por ela, mas pelos outros, por aqueles que acham que podem mandar na vida de todos!

Saudosa, ela sai e se despede da fachada do moulin já sem luzes, luzes essas que nunca mais acenderão, porque os homens acham q deve ser assim! Eles mandam.

Na rua mais uma olhadela pra trás … na esperança que o seu espectador, da mesa do canto esquerdo, apareça, venha ao seu encontro e diga que ela não está sozinha … mas ele não vem, os homens não deixam! Acham que é melhor pra ele deixá-la partir e ganhar o mundo! Mundo esse que é dela, mas que eles mandam ….

Mais uma vez ela sente o coração bater forte e acelerado, agora por medo, medo de estar sozinha, medo de que os homens não deixem aquele da mesa do canto esquerdo estender lhe a mão e continuar a desbravar o mundo com ela!

Ela não mais uma bailarina de grupo, agora uma solitária no escuro do submundo que se apresenta mto galante e gentil … mas e ele ??? Onde ele está??? Será que sentado em outra mesa, agora com amigos, acendendo o seu cigarro e pedindo o seu Bourbon!? E o seu olhar, onde pousa nesse instante??? O que ele espera? Que os homens ditem a ele o próximo passo a ser dado? Mas e ela? As promessas feitas??? Virão um dia se concretizar? Será que um dia os Homens entenderão que não podem mandar na vida dos outros e fazer valer a sua vontade! Mesmo que aquele jovem, da mesa do canto esquerdo, seja seu filho … mesmo que a bailarina seja o amor de sua vida?

Ela segue em frente e sabe que a cada passo receberá notícias dele e faz um último pedido! Que ele seja borboleta … que descubra que a mto já saiu do casulo e ele tem asas e pode voar, os homens não podem dizer pra onde ir … e ele só deve bater suas lindas asas azuis e partir ao encontro daquela que não mais é bailarina … mas agora se torna flor do jardim da vida! E o espera ..........

2 comentários:

Anónimo disse...

estive em Bz neste fim de semana e que vontade de voltar no tempo...
A bailarina estrelará outros espetáculos. Ainda é fase de levantar as idéias e escrever o roteiro.
loive you,

Maria disse...

vc é uma das poucas q sempre acompanhará a bailarina!!! pq nunca foste na vida dela simples espectadora ou colega de palco ... mas sempre fos-te amiga sincera e a irmã q ela nunca teve dos pais!!!
love u2